Existem vários métodos e técnicas de estudo. Umas funcionam melhor para umas pessoas do que para outras, mas não há nada como experimentar para perceberes qual o estilo que te traz melhores resultados. Neste artigo partilhamos contigo 10 dicas que te poderão ajudar a estudar melhor.
Há quem se consiga concentrar melhor em ambientes silenciosos, e quem prefira ter sempre o acompanhamento de música durante os seus estudos. Independentemente da tua preferência, a verdade é que certos tipos de música – como a música clássica – têm a capacidade de impactar a parte do cérebro que influencia a atenção. Para além disso, a música tem igualmente a capacidade de mudar o teu estado de espírito e a forma como encaras o estudo.
Estudos provaram que o stress provoca a libertação de hormonas que interrompem o processo de criação e armazenamento de memórias. Sempre que possível, e especialmente nos momentos em que sentires mais stressado, tenta fazer uma pausa para alguns minutos de meditação ou outra atividade que te ajude normalmente a relaxar.
Quando começares a sentir a tua capacidade de concentração a reduzir durante o estudo, experimenta mudar de cenário. Pesquisas mostraram que uma simples mudança para outra divisão pode ajudar a aumentar os níveis de concentração e retenção.
Aprender nova informação com o intuito de depois a ensinares/passares a alguém, é uma excelente forma de memorizar e entender melhor esse mesmo conhecimento. Sentes-te mais envolvido e acabas por, instintivamente, procurar métodos de recordação e organização dessa mesma informação.
Os especialistas defendem que a diferença entre uma aprendizagem lenta e uma aprendizagem mais rápida está relacionada com a forma como se estuda. Por exemplo, fazer conexões entre as ideias, em vez de simplesmente memorizá-las, permite uma maior compreensão da informação.
Existem já inúmeros estudos que demonstram os benefícios do exercício físico para o desempenho intelectual. A seguir a uma sessão de exercício, por mais curta que seja, o teu corpo começa a bombear oxigénio e nutrientes para o cérebro. Antes da tua próxima sessão de estudo experimenta fazer uma corrida primeiro ou qualquer outro exercício físico da tua preferência para analisares o impacto que tem no teu rendimento.
Estudar repetidamente o mesmo tema pode levar a uma sensação de exaustão e de incapacidade de compreensão do que se estuda. Para evitar esta situação, é melhor variares regularmente o teu tema de estudo ou então unir temas relacionados ou semelhantes.
Pode parecer contraprodutivo, mas estudos demonstram que o cérebro revela uma maior capacidade de aprendizagem de novas competências quanto mais cansado estiver.
Isto significa que rever matéria antes de ires para a cama pode ajudar o teu cérebro a aprender, até durante o sono.
Poderás achar que estás a poupar tempo ao fazeres duas tarefas ao mesmo tempo, como estudar e mexer no teu telemóvel, por exemplo, mas na realidade a única coisa que consegues é duplicar o tempo que normalmente levarias a estudar.
Hoje em dia é bastante comum recorreres a informação em formato digital para os teus estudos, mas pesquisas demonstram que os livros tradicionais impressos continuam a ser a melhor solução para estudar melhor. De facto, essas mesmas pesquisas mostraram que os estudantes que recorrem ao computador para estudar necessitam de mais tempo de estudo do que aqueles que usam livros impressos.
As residências de estudantes Smart Studios não só te oferecem o conforto e comodidade indispensáveis para um período académico memorável, como também te ajudam a teres o melhor rendimento possível nos teus estudos.
Quer na secretária disponível no teu studio, quer nas salas de estudo de uso comum da tua residência, poderás usufruir do ambiente ideal para níveis máximos de concentração. Aproveita ainda o acesso gratuito ao ginásio e/ou às aulas de grupo para residentes, para beneficiares do boost que a actividade física poderá trazer ao teu rendimento intelectual.
Contacta-nos para mais informações.