Uma das opções disponíveis para reduzir a carga financeira associada à frequência do ensino superior é a candidatura a uma bolsa de estudo. O primeiro passo para consegui-la consiste em saber o que é exatamente e, de seguida, como te poderás candidatar.
As bolsas de estudo do ensino superior consistem numa prestação monetária atribuída a um estudante por uma entidade pública ou privada. Têm como objetivo suportar parcial ou totalmente as despesas associadas à frequência de um curso superior, ou de um trabalho de pesquisa (uma tese), como as proprinas, o alojamento, o transporte e o material escolar.
Neste artigo focamos-nos nas bolsas de estudo atribuídas pelo estado português, co-financiadas pela União Europeia.
Para te poderes candidatar a uma bolsa de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) é necessário que te encontres a frequentar um destes tipos de cursos superiores:
Poderás ainda candidatar-te caso, no período de 24 meses após o término do teu curso, te encontres a realizar um estágio profissional. A DGES exige ainda que estejas inscrito num mínimo de 30 ECTS (exceto caso estejas a concluir o curso) e que não sejas já titular de diploma ou grau do curso em que estás inscrito.
Verificada a frequência de um destes cursos, terás agora de verificar se preenches todos os requisitos adicionais relativos aos rendimentos do teu agregado familiar:
Para além dos estudantes portugueses, poderão ainda candidatar-se a uma bolsa de estudos:
As candidaturas deverão ser feitas exclusivamente online, através da plataforma BeOn, da DGES, submetendo os documentos solicitados.
O prazo de candidatura decorre entre os dias 25 de junho e 30 de setembro. Caso a tua inscrição no ensino superior ocorra após o dia 30 de setembro, tens até 20 dias úteis após a inscrição para te candidatares. Aplica-se o mesmo número de dias no caso da realização dos estágios profissionais.
Poderás, no entanto, efetuar a tua candidatura a uma bolsa de estudo entre 1 de outubro a 31 de maio, sendo neste caso o valor a atribuir proporcional ao valor calculado para um ano.
A decisão sobre a atribuição da bolsa de estudos e o respetivo valor é comunicada por email. Poderás no entanto consultar a qualquer momento a situação da tua candidatura no separador “Resultado”, na tua página pessoal da plataforma BeOn.
As residências Smart Studios acompanham-te ao longo de toda a tua vida académica. Com localizações privilegiadas em Lisboa, Carcavelos, Estoril e Porto, encontras aqui studios equipados que te oferecem total privacidade e zonas comuns ideais para momentos de estudo e concentração mas também de socialização com outros residentes.
A mensalidade “tudo-incluído” (studio + água + luz + internet) oferece-te a tranquilidade de saberes sempre o que vais pagar todos os meses, para que te concentres no que realmente importa: o teu futuro.
Sabe mais em www.smartstudios.pt ou contacta-nos para mais informações.